• Instagram
  • Facebook
  • LINKEIN

Curso de extensão em plantas medicinais e fitoterápicos

O Curso de Extensão em Plantas Medicinais e Fitoterápicos é um projeto de extensão promovido pelo Laboratório de Farmacognosia e Homeopatia da Faculdade de Farmácia da UFMG (GNOSIAH) com intuito de promover formação adequada e atualizada sobre plantas medicinais e fitoterápicos para profissionais de saúde e áreas afins.

Serão ofertados 8 módulos independentes com carga horária de 15 horas. Os temas abordados incluem: conceitos básicos: políticas públicas e legislação aplicada, substâncias ativas encontradas em espécies vegetais, aplicações terapêuticas, interações e toxicidade de plantas medicinais e fitoterápicas, além da produção e controle de qualidade de fitoterápicos.

O projeto é coordenado pelas Professoras Rachel Oliveira Castilho e Marina Scopel, docentes da Faculdade de Farmácia , juntamente com alunos de pós-graduação do Programa de Ciências Farmacêuticas da UFMG e professores convidados.

O objetivo do curso é ampliar e atualizar o conhecimento sobre plantas medicinais e fitoterápicos de forma continuada frente às demandas de estudantes e profissionais das ciências biomédicas e áreas afins.

Público alvo: estudante e profissionais de saúde e áreas afins (farmacêuticos, médicos, biomédicos, enfermeiros, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas, profissionais de educação física, biólogos, químicos, terapeutas).

Programação:

Modulo I:

Introdução a plantas medicinais e fitoterápicos, políticas públicas e legislação aplicada.

14 e 15 de Junho de 2019

 

Introdução e histórico sobre o uso medicinal de plantas medicinais; legislação aplicada à prescrição, comercialização, e controle sanitário de plantas medicinais e fitoterápicos; políticas pública de incentivo à fitoterapia e demais práticas integrativas e complementares.

Modulo II:  

 

Princípios ativos, interações e toxicidade de plantas medicinais.

30 e 31 de Agosto de 2019

Principais substâncias ativas encontradas em plantas medicinais; possíveis interações medicamentosas entre fitoterápicos e outros medicamentos e alimentos; aspectos toxicológicos de plantas medicinais.

Módulo III:

 

Fitoterapia aplicada I.

25 e 26 de Outubro de 2019

 

Fitoterapia aplicada aos sistemas cardiovascular, respiratório, digestório, endócrino e Sistema Nervoso Central.

Módulo IV:

Fitoterapia aplicada II

Março de 2020

 

Fitoterápicos adaptógenos e para tratamento de doenças degenerativas; fitoterapia na promoção da saúde de crianças, adultos e idosos; fitoterapia aplicada à estética, ao esporte.

Modulo V:

Plantas medicinais como fonte de matéria prima para produção de fitoterápicos.

Maio de 2020

Desenvolvimento científico e cadeia produtiva de fitoterápicos desde o cultivo da planta medicinal até a obtenção do produto fitoterápico final.

Modulo VI:  

 

Farmacotécnica aplicada a fitoterápico.

Maio de 2020

 

Métodos de extração de plantas medicinais; formas farmacêuticas e cálculos farmacotécnicos para desenvolvimento de formulações fitoterápicas.

Módulo VII:

Controle de Qualidade de Matérias Primas Vegetais ativas.

Outubro de de 2020

Controle de qualidade farmacopeico de plantas medicinais, drogas e derivados  vegetais, incluindo aspectos botânicos e análises qualitativas e quantitativas de marcadores e contaminantes;

Módulo VIII:

Controle de Qualidade de Fitoterápicos.

Março de de 2021

Controle de qualidade do produto fitoterápico final, incluindo análises qualitativas e quantitativas de marcadores e contaminantes; desenvolvimento e validação de métodos analíticos para fitoterápicos.

Nossos professores:

Inscrições:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now